Cápsula do tempo – Uma tradição para o Ano Novo

1877
views
capsula do tempo em familia

As crianças crescem e mudam tão depressa. Todos os anos, elas conhecem pessoas novas, aprendem coisas novas e crescem a passos largos, fisicamente, emocionalmente e mentalmente. Uma maneira divertida de preservar as melhores lembranças de cada ano e documentar os gostos, interesses, conquistas, altura, etc. de sua criança, é fazer uma cápsula do tempo a cada véspera de Ano Novo. É como um instantâneo do ano – congelando essas lembranças felizes a tempo de saborear nos próximos anos. Todos vocês vão gostar de olhar para trás a cada ano para ver o quanto eles cresceram.

Material necessário:

  • Um recipiente, como um frasco grande, uma caixa de sapatos ou uma lata de bolachas.
  • Fita métrica.
  • Papel de embrulho, fita, marcadores e cola para decorar o recipiente.
  • Lembranças e bugigangas dos lugares visitados.
  • Fotos.
  • Lápis e papel.
  • Cartolina.

Passo 1

Decore a sua cápsula de tempo. Pode ser simples como uma fita com uma etiqueta, que indica o ano, amarrada à tampa do franco ou uma mais elaborada como por exemplo uma caixa de sapatos decorada com papel de embrulho/ purpurinas / ‘jóias’ coloridas.

Passo 2

Desenhe o contorno da mão e a pegada do seu filho num cartão. Corte-os, date-os e coloque-os na cápsula do tempo.

Passo 3

Meça a altura do seu filho com a fita métrica. Registre a medida ou corte a fita métrica na altura do seu filho e enrole-a para colocar na cápsula.

Passo 4

Coloque as suas fotos favoritas do ano na cápsula. Certifique-se de incluir fotos de eventos especiais como aniversários e férias, juntamente com fotos do seu filho com os seus amigos, avós e outras pessoas especiais da sua vida, incluindo você!

Passo 5

Numa folha de papel, peça ao seu filho que escreva as suas memórias favoritas do ano e outras informações sobre ele. Pode incluir o filme favorito do ano, o nome do melhor amigo, o livro favorito, algo novo aprendido este ano e um objetivo para o novo ano. Há muitas ideias disponíveis online. Basta procurar por “time capsule printables”.

Passo 6

Coloque na caixa lembranças, bugigangas, recortes de jornais ou qualquer outra coisa que comemore o ano que passa. Sele a caixa.

Passo 7

Guarde ou enterre a sua cápsula do tempo até a próxima passagem de ano.

Todos os anos, na véspera de Ano Novo, depois de fazer a sua nova cápsula de tempo, vá buscar a cápsula do ano passado e abra-a. Veja quão maiores são as mãos e os pés dos seus filhos. Quanto eles cresceram num ano? as suas coisas favoritas mudaram? Aposto que você e seu filho ficarão maravilhados com a diferença de um ano.

 

Texto de Rebecca Eanes, fundadora da  positive-parents.org  e criadora da  Positive Parenting: Toddlers and Beyond. Traduzido para português, de forma livre, por Parentalidade Digital.

Siga-nos no Facebook