Vitamina N – O seu filho pode estar a precisar

4399
views
menina com uma folha de outono

A vitamina N faz uma certa mágica com crianças: ela transforma galhos em espadas, folhas em moedas de ouro, flores viram coroa de princesa e lama vira bolo de chocolate! Os efeitos dessa mágica se estendem na vida adulta, pois pesquisas mostram que crianças que brincam na natureza tendem a usar mais a imaginação e se tornam adultos mais criativos.

Vitamina N, o seu filho pode estar a precisar. Ele pode estar com falta de vitamina N. 

 

E você também. E muito provavelmente estão mesmo! Mas por que a vitamina N é importante? Nas crianças, ela ajuda no desenvolvimento físico, emocional, social e cognitivo. Nos adultos, essa vitamina colabora para uma melhor qualidade de vida, pode reduzir ansiedade, estimular criatividade, repor energias e abrir uma porta para a conexão com o mundo espiritual ou alguma crença/religião. Pois é, uma só vitamina tem todas essas propriedades. Mas de onde ela vem? Como adquiri-la? Eu explico: Vitamina N foi um conceito que o jornalista e escritor norte-americano Richard Louv criou para expressar os benefícios do contato com a natureza para os seres humanos, especialmente as crianças.

A vitamina N faz uma certa mágica com crianças: ela transforma galhos em espadas, folhas em moedas de ouro, flores viram coroa de princesa e lama vira bolo de chocolate! Os efeitos dessa mágica se estendem na vida adulta, pois pesquisas mostram que crianças que brincam na natureza tendem a usar mais a imaginação e se tornam adultos mais criativos. Sim, o contato com a natureza possui todas as qualidades descritas acima e muitas outras. O que nos tempos antigos acontecia “naturalmente” (em ambos sentidos da palavra) hoje não é mais comum.  A infância era permeada por brincadeiras que envolviam subir em árvores, mexer na terra, na areia e correr por amplos espaços rodeados de paisagem verde. Hoje em dia isso é luxo!

Outra mágica da vitamina N: ela facilita interações sociais positivas. Estudos comprovam que há menos conflitos entre crianças, quando estas brincam juntas na natureza. A magia continua: aqueles que brincam ao ar livre usam seu corpo mais intensamente e, consequentemente, aprimoram suas funções do equilíbrio e de coordenação motora. E agora lhes apresento minha mágica favorita: crianças com problemas de déficit de atenção são mais capazes de se concentrar após passarem um tempo brincando na natureza! Inclusive, estudos mostram que doses de Ritalina (droga indicada para o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade )  podem ser reduzidas ou até eliminadas, se a vitamina N é suficientemente ingerida pelo indivíduo.

São inúmeros os benefícios da vitamina N e hoje a neurociência está aí como aliada para comprová-los! Não é preciso dizer que o excesso de TV, I-pad, videogame, celular, atividades em salas fechadas e a vida urbana em geral inibem a ingestão de vitamina N. Obesidade infantil, depressão infantil, déficit de atenção, ansiedade, são apenas algumas complicações oriundas da combinação falta de vitamina N e excesso de ‘toxina S’. Toxina o quê? Toxina S. Acabei de criar esse termo, e ele significa ‘sedentarismo’.

Mas… Onde encontrar essa vitamina em uma cidade grande? Há os que acham que ela é rara e só pode ser encontrada na Amazônia, no Pantanal ou em lugares especiais como estes. Mas a natureza, com sua vitamina N, está muito mais disponível do que se imagina. Ela está à nossa volta, basta observarmos melhor. Caminhar em praças ou parques; cultivar jardins e canteiros; fazer hortas caseiras e jardins verticais são alguns exemplos de como adquirir essa vitamina em cidades grandes. Façam uso desses recursos e sintam na pele (e na alma!) os benefícios dessa vitamina! Aproveitem!

 

Texto de ANA LÚCIA MACHADO – Educadora e escritora. Autora do livro “Clarear – a Pedagogia Waldorf em debate”.

Publicado no site Educando tudo muda.

Siga-nos no Facebook