Queres dar algo ao teu filho? Oferece-lhe calma! Mas como assim, calma?

 

– Quero dar algo ao meu filho e não sei o quê.

– Oferece-lhe calma!

– Como calma?

– Assim, tal qual como soa: CALMA.

Quando o teu filho se altera, oferece-lhe calma, quando se stressa oferece calma, quando acontece uma situação difícil oferece-lhe calma, quando acontecer algo grave oferece-lhe calma.

– Mas como lhe ofereço calma quando eu estou alterado?

– É por isso que é um presente, é algo que tu te esforças para obter e nem sempre o tens, não é o que sobra, a quem se ama não se presenteia com o que sobra.

A quem se ama oferecemos o presente mais precioso, damos-lhe o tempo e a energia que investimos em crescer como seres humanos para estar em condições de podermos dar calma quando a tempestade chegar.

Este é um belíssimo texto de Álvaro Pallamares que nos mostra a importância de os pais serem mais calmos na educação dos filhos. No meio da turbulência, no meio da tempestade, os pais tem de ser o porto de abrigo dos filhos.

Álvaro Pallamares é um psicólogo clínico, especialista em psicologia infantil. É Chileno mas  reconhecido em todo o mundo. Álvaro Pallamares diz que contribui com o seu grão de areia para conseguir relacionamento mais saudáveis e, por isso, famílias mais felizes.