6 jogos para criar crianças emocionalmente mais fortes

desenho de menina a pilotar avião de brincar
Autor: Karin Taylor

A sociedade moderna vive cada mais com pressa,  cheia de estímulos e onde cada vez mais se procura a gratificação imediata.

Muitas vezes os pais recorrem aos telemóveis ou aos tablets para acalmar os filhos. Assim, é importante termos ferramentas que nos permitam trabalhar a calma e o autocontrole com as nossas crianças.

Ficam aqui 6 jogos, sugeridos pela psicóloga Raquel Aldana, que permitem treinar técnicas de relaxamento às nossas crianças.

1. Jogo do balão

A técnica do balão é um jogo que ajuda a fomentar o relaxamento e a induzir as crianças a expressarem verbalmente as  suas angústias do dia a dia.

Para este jogo apenas precisamos de uma espaço amplo e balões coloridos.

Pegue um balão e peça para a criança enchê-lo até estourar. Se a criança for pequena e ainda não conseguir encher sozinha pode você encher mas peça para que ela fique bem atenta ao que vai acontecer.

De seguida, peça para encher outro  balão mas desta vez deve controlar o ar que coloca de forma a não rebentar. Deixar sair o ar lentamente manipulando a boca do balão.

Logo depois, peça  para as crianças fecharem os olhos e imaginarem que estão se transformando em balões coloridos enquanto inspiram o ar. Em seguida, pediremos que elas expulsem o ar lentamente, como se fossem balões.

Converse com as crianças sobre os momentos do dia a dia em que elas se sentem cheias, a ponto de estourar como o primeiro balão, e pergunte o que elas fazem para se acalmar,  e sempre que precisem oferecer alternativas ou sugestões como elas poderão ultrapassar a situação.

Explique que quando pensamos de forma calma e equilibrada, somos capazes de expulsar os problemas lentamente, como acontece com o segundo balão.

2. Jogo da bola flutuante

Outro recurso divertido para a criança aprender a respirar profundamente é o jogo da bola flutuante. Consiste em manter a bola no ar o maior tempo possível. A verdade é que as crianças adoram esse jogo e é muito funcional a favorecer o relaxamento.

3. Jogo da Semente

Com música de fundo relaxante e pouca luz, simbolizaremos o crescimento de uma árvore.  Começaremos ajoelhados no chão, com a cabeça inclinada e os braços estendidos para a frente, como se fôssemos gatinhos se esticando.

Somos uma semente que, ao som da música, cresce e se torna uma grande árvore com belos galhos, que serão nossos braços estendidos para cima quando estivermos em pé. Este exercício é ideal para fazer com eles à noite, antes de dormir.

4. Pintar Mandalas

Pintar mandalas não apenas favorece o relaxamento e a reflexividade, mas também a capacidade de concentração e capacidade criativa.  Nas livrarias e na Internet, encontramos inúmeras alternativas adequadas para as crianças e adultos.

Eu próprio tenho uns quantos livros pintados.

5. Rabiscar, amassar papéis ou apertar bolas macias

Rabiscar, amassar papéis ou apertar bolas macias do tipo anti-stress é outro jogo simples para ajudá-los a canalizar as suas  emoções negativas . Além disso, ao mesmo tempo, favorecemos o desenvolvimento de habilidades motoras finas, pois ajudamos a fortalecer os músculos das suas mãos pequenas.

6. Soprar a Vela

Este jogo consiste em aprender a  respirar profundamente , ou seja, respirar pelo nariz, inflar a barriga e expelir lentamente o ar enquanto sopra a vela com a intenção de apagá-la. Assim que a criança compreende as instruções, pedimos para ela se sentar em uma cadeira a dois metros da vela, que estará acesa em cima de uma mesa.

Ela não pode se levantar nem se inclinar, por isso esperamos que ela não consiga apagar a vela. Assim, aproximamos cerca de meio metro a cadeira da mesa. Iremos aproximar a cadeira de forma progressiva até que a criança consiga apagar a vela. Assim, teremos um tempo de brincadeira de perto de 5 minutos  em que a criança irá adquirir a habilidade de respirar profundamente.

 

Siga-nos no Facebook