Dez princípios do Slow Parenting – Pais sem pressa

Pais sem pressa – Slow Parenting

Slow Parenting é um estilo parental em que os pais conscientemente optam por aliviar a pressão de seus filhos e deixá-los explorar o seu mundo nos seus próprios termos.

“Um estilo que , no que se refere à criança, promove um modelo mais simplificado, de paciência e respeito dos ritmos da criança em cada fase de desenvolvimento.”

Permite que todos estejam presentes e se concentrem no tempo da família sem um calendário cheio de atividades programadas.

O slow parenting é o oposto do mundo moderno, sempre cheio de pressa, de famílias sempre a correr para as inúmeras actividades extracurriculares. O oposto dos pais helicóptero que ao pequeno contratempo, vão em socorro dos filhos não os deixando ganhar autonomia.

Dez princípios do Slow Parenting

1. Desligue a tecnologia durante, pelo menos, uma hora por dia (mas mais é preferível).

2. Seja Pai/Mãe – deixe de tentar ser amiga(o) do seu filho. Nós não somos “amigos” de nossos filhos, somos suas mães e pais. Nosso dever é amá-los, orientá-los, ser seu exemplo e facilitar a maturidade sem pressão;

3. Cultive a capacidade de observar seu filho e outras crianças e tenha em mente essas observações. Observe as diferenças de desenvolvimento em várias idades.

4. A casa é a primeira escola, os pais são os seus primeiros professores. Compreenda e valorize a importância do seu papel.

5. O trabalho da criança é brincar. A necessidade básica de uma criança é brincar e descobrir o mundo.

6. Você dá a vida, mas NÃO é a vida do seu filho.

7. Não há problema em dizer não e definir limites.

8. Menos é mais – a criatividade nasce, muitas vezes, do tédio.  A criatividade é a arma dos filhos, um lápis, papel e um campo têm mais poder do que um telefone ou um computador.

9. Compreender, respeitar e honrar a comunidade – dentro e fora de casa.

10.  Aprenda a cultivar os espaços calmos durante o dia e reserve um tempo para esvaziar a mente – abrindo-se para gratidão e reverência.